02 maio 2015

Psicoterapia, eu?! Não tô louco(a)!!


Pra quem já se fez essa pergunta ou ouviu comentários semelhantes, pode ser interessante descobrir que essa associação da Psicologia com a loucura está um pouco ultrapassada.

A Psicologia, enquanto área do conhecimento do ser humano, muitas vezes é confundida com a Psiquiatria, especialidade médica que trata das doenças mentais. Pra ser psiquiatra, é preciso estudar Medicina e após especializar-se em Psiquiatria. O(a) psiquiatra geralmente avalia os sintomas mentais ou comportamentais de seus pacientes, objetivando enquadrá-los nesta ou noutra patologia, afim de indicar o tratamento mais adequado. Neste tratamento, frequentemente são receitadas medicações que amenizam os sintomas, mas nem sempre resolvem a questão.

O(a) psicólogo(a) é o profissional que se formou em Psicologia, área que estuda não somente as doenças mentais, mas principalmente o ser humano e seus pensamentos, emoções, comportamentos, relacionamentos, etc. É um conhecimento bastante amplo e diversificado, que inclui pensar o sujeito em diferentes fases do ciclo de vida (infância, adolescência, adulto, envelhecimento), em diferentes contextos sociais (família, trabalho, educação, etc.) e em diferentes conflitos (relacionamento, doença, luto, violência, etc.). E como cada pessoa é única, a psicoterapia também tende a ser.

A principal forma que o(a) psicólogo(a) tem para ajudar seu paciente é por meio da fala, na qual a pessoa expressa seu mundo interno e externo. É na possibilidade de ampliar a "visão de mundo" do paciente que a psicoterapia está centrada.

Consultar um(a) psicólogo(a) é diferente de conversar com um(a) amigo(a) ou familiar, pois eles sempre vão ter pré-concepções sobre você, o que os leva a fazer um julgamento (mesmo que não consciente), ou então sempre vão ter uma situação "parecida" com a sua pra comentar também. 

O objetivo principal da psicoterapia é, além de amenizar os sintomas e conflitos, proporcionar o autoconhecimento e a autonomia, para que cada um(a) possa dar conta das questões que possam surgir por si próprio, fortalecendo seu potencial de autodesenvolvimento e maior qualidade de vida. 

E quem aí não quer viver melhor, ter menos problemas e ser mais feliz? Por isso a psicoterapia é SUPER indicada para qualquer PESSOA, com apenas um requisito: é preciso QUERER. Querer ter um lugar melhor para si... Querer resolver os conflitos... Querer se conhecer mais... Enfim, querer ser o melhor de você mesmo(a).

Nenhum comentário: