14 março 2017

Ser Filho(a) na Adolescência


"Adolescência é passagem, fase, etapa, período, trânsito, atravessamento. É estado, condição e limite. (...) Adolescer é preparar-se para o próprio e o diferente. É construir identidade." 
(extraído de publicação do 
Conselho Federal de Psicologia)


A adolescência, muitas vezes marcada por oscilação e confronto nas relações, representa mais um momento decisivo na construção e confirmação da identidade. Podem ocorrem conflitos e questionamentos, tanto internos como externos, o que às vezes provoca nos pais a sensação de perda de controle sobre os filhos.

Nesta etapa, os filhos tendem a se distanciar dos pais e do restante da família, passando mais tempo sozinhos ou na companhia dos amigos. Isso não quer dizer que eles não queiram mais fazer parte da família, mas é o momento em que pertencer ao grupo está mais em foco. Esse movimento é o que proporciona o amadurecimento necessário para o jovem encontrar seu lugar no mundo e tornar-se um adulto mais seguro e feliz.

Filhos adolescentes alternam os momentos em que se aproximam e/ou dependem de sua família, com outros onde há necessidade de se afastar e experimentar novas realidades. É a etapa que exige maior flexibilidade nas relações familiares. Aos pais, cabe manter o afeto e cuidado que dedicaram ao longo da infância, adaptando-se às novas demandas dos filhos.

Nenhum comentário: